quinta-feira, 20 de agosto de 2009

O Pecado de Acã




Deus havia resgatado o seu povo e estava levando-o para a terra prometida. Nesse ponto, Moisés morre e Josué assume. O Senhor é com ele e a primeira coisa que Deus o pede é santidade e para que entre na promessa e (Js 3.5;5.5; 3.10; 5.13-15;6.17,18,24).
Estava tudo preparado, Israel tinha um grande exército, 40 mil soldados fortemente armados e estratégias claras. A primeira grande batalha é travada contra Jericó. Mas Deus os dá vitória e o exército ganha moral. O próximo inimigo era pequeno, 12 mil habitantes, mas os espiões o desconsideram e enviam apenas 3 mil soldados. Com isso, são terrivelmente derrotados (Js 7.1-13;19-21;25,26).

Josué se desespera e clama a Deus, que o manda levantar-se. Não adianta clamar, Josué. O problema não é falta de oração, há pecado no arraial (7.1; 10-13). Na verdade, um homem pecou e contaminou toda a nação, sendo seu ato o motivo da derrota de Israel. Essa é a história da derrota de Israel, um povo que estava vencendo e caiu diante de fraco inimigo.
Vejamos o que tem haver conosco. Penso que são dias de advertências de Deus sobre nós. É um momento delicado para nós como igreja, se queremos continuar a conquistar a cidade. Se há pecados não resolvidos entre nós, então como igreja estamos contaminados. Acredite você ou não, somos um corpo e a contaminação de um membro, é a contaminação do corpo.

Acã significa turbulento. Talvez você tenha sido Acã entre nós e por isso a obra de Deus nessa cidade não tenha avançado com mais força entre nós. Não pense mais que o seu pecado compromete apenas você diante de Deus – o pecado de Acã contaminou todo Israel. O seu pecado traz conseqüência sobre toda a igreja. Acã confessou seu pecado, mas não havia provisão para ele como há para nós. A sua confissão foi específica e a nossa também deve ser.
Os pecados de Acã se consistiam em três coisas: a capa Babilônica, o ouro e a prata.

1. Capa Babilônica

Capa e vestes na Bíblia têm um significado amplo e aparece muitas vezes. A bíblia nos mostra, de uma maneira impressionante, que aquilo que Acã roubou é exatamente o tesouro das nações (Zc 14.14). Olhando primeiramente pelo princípio de interpretação da “primeira menção” vemos:
O primeiro a usar uma capa foi Adão, primeiro de folhas de figueira e depois Deus de peles (Gn3.7,21). E isso por causa do pecado.
A palavra capa aparece pela primeira vez em Gn 9.23, quando os filhos de Noé cobrem a sua nudez, devido a sua embriaguez.
De toda maneira, percebemos então que a capa tem em primeiro lugar a função de cobrir os nossos pecados. Roubar a capa é usurpar o sangue da promessa. É tentar resolver o pecado com outras maneiras e com outras “capas”.

PECADOS OCULTOS

Acã tentou encobrir o seu pecado de uma maneira natural e mundana: “debaixo do tapete”, literalmente falando. Ele se esqueceu que os olhos de Deus estão em todo lugar, até debaixo dos tapetes.
Há irmãos entre nós com pecados escondidos, arrependa-se e confesse-os ao Senhor e ao seu líder. Caso contrário você será exposto. A cobertura para o seu pecado não é o tapete, mas é Cristo e Ele está entre nós (Gl 3.27;Cl 3.10).
SENHORIO (1Rs 11.29-31; Rt 3.9)
Quem tem governado a sua vida? O mundo ou o Senhor? Penso que hoje precisamos rasgar o governo do mundo sobre nós para nos vestirmos do governo de Deus.
PROTEÇÃO E ALIANÇA (1Sm 18.1-4)
Arrependamo-nos por muitas vezes fazermos alianças, agradando mais a homens do que a Deus. Seja Ele a nossa segurança e não o nosso emprego e patrão.

ESCÂNDALOS (Mq 2.7-11)

Quantos escândalos presenciamos nesses dias próximos ao fim, pastores e irmãos se envolvendo em prostituição, pornografia, pirâmides e vaidades dessa vida. Estão roubando a glória de Deus e prestaremos conta disso diante do Senhor.

EGO (Mt 5.38-48)


Entregar a capa é também entregar a posição, é tomar a cruz, é negar a si mesmo. A capa da Babilônia é a glória do mundo, a fama e o ego. Temos trazido isso conosco do mundo – queimemo-la hoje diante do Senhor.

AUTORITARISMO (At 12. 6-8)

A Capa da babilônia é governar segundo o autoritarismo do homem, baseado em títulos e posições. Porém, vestimo-nos hoje da autoridade de Jesus e governemos em amor.
MORTE (lv 8.30)
As capas dos sacerdotes só podem ser capas ungidas. A capa da Babilônia é vestida em nós todas as vezes que fazemos a obra de Deus com a capa do natural. Arrependamos hoje das nossas obras mortas da manipulação humana e carnal, fruto da preguiça e da falta de diligência no buscar a Deus.

PECADOS SACERDOTAIS (Zc 3.1-8)

Vestes sacerdotais sujas, babilônicas: dinheiro, sexo, poder e preguiça.
CARNE (Ap 16.15; 19.7-8)
Vestir-se com capas da Babilônia é tudo que é carne, que não é linho finíssimo e é esforço próprio. Arrependamo-nos hoje de tudo isso e nos vistamos das capas da obra do Espírito. A capa de Babilônia deveria ser queimada, porque são roubadas do mundo e contaminam a igreja. Mas as outras duas coisas são mais sérias ainda e, de alguma forma, estão interligadas com a primeira. É mais sério porque o ouro e a prata deveriam ir para o tesouro do Senhor, mas foram roubados de Deus.

2. PRATA

Prata na Bíblia fala de redenção e de justiça. Cristo é a nossa justiça, fomos justificados nEle (Gl 3.27). Tudo o que fazemos diante de Deus só é aceito por causa da justiça de Cristo em nós.
Eu penso que o grande pecado aqui é a justiça própria. Essa palavra é para você que até agora não se enquadrou em nada do que foi dito: “Você é muito bom e correto em tudo, você honestamente se acha, com toda humildade e honestidade, extremamente justo. Você está roubando a prata de Deus. Homem algum, obra nenhuma jamais poderá ser aceita diante de Deus se for por justiça humana (Is 59.6; 64.1-8). A única condição para que você e sua obra sejam aceitas é Cristo, Ele é o único perfeito, capaz de satisfazer a Deus.

3.OURO

Ouro na Bíblia fala da natureza de Deus (Ap 21.9). A noiva, a igreja perfeita e plena que desce do céu. A nova Jerusalém, acidade de Deus e sua praça são de ouro puro, semelhante a vidro límpido e transparente.
O ouro fala-nos de realidade espiritual. Ele é límpido, é o que se pode ver de real do Senhor em nós. Roubar o ouro é viver uma vida cristã, sem tesouros de Deus, sem riqueza do Senhor no espírito e realidade espiritual (Ef 4.11-16).
O Espírito da verdade é o Espírito da realidade (Jo 16.13). Só o que é real em você serve para Deus, o resto todo será queimado naquele dia. Deus quer ter tesouros de ouro em nós e todo ouro deve ser guardado nEle.
Acã roubou o ouro de Deus. Todas às vezes que impedimos o trabalhar do Senhor em nós, roubamos de Deus o Seu ouro em nós e isso é pecado.
Arrependamo-nos hoje das capas babilônicas, da prata e do ouro roubados, pois isso são coisas condenadas no meio do arraial e por isso não poderemos tomar Canaã, Goiânia, Brasil e a nossa geração.